Mark Read projeta recuperação da WPP para o segundo semestre
Mark Read, CEO da WPP, relatou que a holding global de publicidade e comunicação encerrou o primeiro trimestre de 2024 com uma redução de 1,6% em receita orgânica. Este resultado, segundo ele, estava alinhado às expectativas da empresa. Em sua apresentação para investidores, Read atribuiu a queda principalmente aos decréscimos nos investimentos de clientes na América do Norte e Ásia-Pacífico, com destaque para a China.
A performance por segmento variou dentro do grupo; enquanto as agências globais integradas apresentaram uma pequena retração de 0,7%, o GroupM, braço de mídia da WPP, registrou um crescimento de 2,4%. As agências integradas criativas enfrentaram um declínio mais significativo de 3,3%, impactadas pela perda de contratos no setor de saúde e por reduções nos investimentos de empresas de tecnologia.
Apesar dos desafios iniciais, novos contratos significativos foram firmados com clientes como AstraZeneca, Canon e Telefónica, que contribuíram com cerca de US$ 0.8 bilhões em novos negócios para a holding. Olhando para o futuro, Read expressou otimismo: “Esperamos ver crescimento na segunda metade do ano e acreditamos que o segundo trimestre será um pouco melhor do que o primeiro.” Ele mencionou ainda um ajuste na previsão de crescimento anual da WPP para entre 0 e 1%.